DÚVIDAS FREQUENTES

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

  • Como é feita a instalação do sistema ECS em um prédio em construção ?

    O sistema foi desenvolvido para funcionar exclusivamente para aquecedores de passagem, seja ele gás, solar ou elétrico, e a instalação consiste em substituir o monocomando ou misturador do chuveiro (possibilidade de se instalar também no lavatório) pela Válvula de 4 vias que cumpre o papel de misturador e desviador. Esta Válvula desvia a água para cima (chuveiro ou pia) ou para baixo, onde o Sistema Eco Control System contempla uma tubulação de retorno da água direto para a cisterna. Neste caminho há ainda um hidrômetro de saída que mede o volume de água potável devolvida.

  • Como é feita a instalação do sistema ECO CONTROL SYSTEM em um uma casa em construção?

    A instalação segue o mesmo princípio tanto em prédios como em casas, porém nestas é necessária a adição de uma cisterna e também de uma bomba recalque para receber e elevar esta água até a caixa superior.  

  • Que é preciso fazer? Quais dispositivos e equipamentos precisa instalar?

    O equipamento principal e estratégico do sistema é a Válvula de quatro vias que tem por objetivo desviar a água fria para a cisterna, além de um hidrômetro para medir o volume de água potável devolvido à cisterna, suportes, tubulações e conexões (joelhos, luvas, registros, válvulas ventosas, etc) que direcionam a água para a cisterna, além de um dispositivo opcional de controle que alerta o usuário, por meio de um sinal sonoro ou display, que a água está na temperatura ideal.

  • Onde encontro todos estes materiais para instalação e construção?

    Em todo o Brasil, as válvulas monocomandos de 4 vias, acabamentos e os alarmes/medidores de temperaturas, nós dá ECS Sistemas Ecologicos disponibilizamos ao preço especial e exclusivo para nossos clientes.

  • O sistema também pode ser instalado na pia do banheiro e na cozinha?

    O sistema pode ser instalado sim em qualquer ambiente, acontece que o ponto de maior desperdício é o do chuveiro e este é o objetivo principal do ECO CONTROL SYSTEM.

  • Quanto tempo leva uma obra para implantar o sistema ECO CONTROL SYSTEM em um apartamento? É muito complexo para fazer a adaptação?

    O sistema é pensado predominantemente para obras novas ou em execução. Nestes casos, o sistema é muito simples de se implantar, podendo ser executado em conjunto com os serviços de hidráulica da própria obra já previstos em projeto. Sendo assim, o tempo para instalação do Sistema Eco Control System é de, no máximo, meio dia de serviço de um profissional, por unidade residencial com até 3 banheiros.

  • Como é feita a instalação do sistema ECS em obras já prontas?

    No caso de obras já prontas, também é possível instalar o sistema, porém vai demandar reformas (obras civis) e estas é que vão determinar o tempo de implantação, pois cada construção tem sua particularidade.

  • Quanto em média custa para adaptar o sistema a essa tecnologia em uma residência?

    Conforme já comentado, o sistema é basicamente pensado para obras novas e em execução. Nestes casos, o custo para implantação gira em torno de 300 a 700 reais por banheiro, dependendo muito do material escolhido, incluindo a mão de obra, materiais e a licença de utilização do sistema.

  • E para o caso de obras prontas?

    No caso de obras já prontas este valor acima mencionado, será acrescentado ao valor da reforma (obra civil) de adaptação, pois cada construção tem sua particularidade.

  • A água recuperada retorna para a caixa d’água superior do prédio?

    Sim, totalmente e com sua potabilidade íntegra e garantida.

  • Quanto em percentual de economia o sistema proporciona em cada apartamento?

    Depende diretamente da bitola da tubulação X a distância do aquecedor de passagem até o ponto do chuveiro mais distante, responsável por até 25% de economia.

  • Qual o desperdício de um único chuveiro abastecido por aquecedor de passagem?

    No mínimo 12 litros/minuto e podendo alcançar até 40 litros por minuto.

  • Como fica a confiabilidade e a potabilidade desta água recuperada?

    Inalterada, sua potabilidade será mantida integralmente pois em nenhum momento esta água é tocada ou trabalhada quimicamente ou por qualquer pessoa.

  • Para que serve o hidrômetro coletivo na tubulação mestra de retorno do sistema?

    Tão somente para auferir o volume coletivo de água que seria antes lançada no esgoto e assim tornar público aos condóminos a economia gerada em água e esgoto.

  • Pode ser o caso de adaptar um tanque independente para aproveitamento da água?

    Não é necessário. A água permanece com a mesma potabilidade inicial e não sofre qualquer alteração na sua composição, uma vez que não é tocada e retorna diretamente para a cisterna. Caso queira se usar um tanque, este tanque só faz sentido se for utilizado como uma cisterna de fato, pois só assim você reutiliza esta água com toda a sua potabilidade. Não recomendamos utilizar tanques que não tenham a função de uma cisterna para armazenar esta água “boa” pois perderá suas características originais de potabilidade, restringindo assim o seu uso.   

  • A sua empresa que faz as obras ou você terceiriza isso? Para qual empresa?

    A ECS Sistemas Ecológicos ltda é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo e função principal a comercialização da licença de utilização da patente do sistema para construtoras e incorporadoras e demais segmentos em todo território nacional, bem como o assessoramento técnico para a execução e elaboração de projetos que contemplem o Sistema Eco Control System. Uma vez contemplado em projeto, a instalação do referido sistema, por ser de fácil execução, fica na competência dos profissionais da própria construtora ou das empreiteiras contratadas, a critério de cada empresa.

  • Já instalou a tecnologia?

    Foram executados diversos protótipos pontuais e em laboratório atestando assim a sua total eficiência e funcionalidade do sistema ECO CONTROL SYSTEM. Atualmente estamos com diversos projetos em andamento no estado de Santa Catarina.

  • Quando lançou comercialmente?

    Como trata-se de uma patente requerida, os projetos normalmente passam por um período de maturação de 5 anos, tempo este usual para qualquer contestação de terceiros junto ao INPI – instituto nacional da propriedade industrial. Passado este período, iniciou-se a comercialização do sistema, que já ocorre a pouco mais de 12 meses.

  • A sua aplicação é tão somente em prédios residenciais?

    Pode ser instalado com total êxito em sistemas que adotarem o aquecedor de passagem, ou seja, também hotéis, hospitais, edifícios comerciais, casas e indústrias em geral.

  • Em quantos lugares e em quais tipos de cliente já instalou (residencial, comercial, industrial)?

    Por tratar-se de um sistema inédito e inovador, com pouco tempo de comercialização, somado ao fato da implantação do Eco Control System ser vinculada à etapa de instalações hidráulicas da obra de destino, não houve, até o momento, tempo hábil para a conclusão das obras dos empreendimentos em que foi projetado.

  • A automação encarece em quanto a implantação?

    O custo vai depender da sofisticação do sistema escolhido pelo nosso cliente. Existem, por exemplo, válvulas termostáticas que podem fazer o desvio da água para o chuveiro automaticamente, quando a mesma chega a temperatura desejada pelo usuário. Já outras soluções podem fazer um controle eletrônico da temperatura e direção da água.   

  • A necessidade de energia elétrica?

    O sistema ECO CONTROL SYSTEM funciona totalmente por gravidade não necessitando de qualquer fonte de energia elétrica ou alternativa.

  • Como surgiu ideia?

    Seu idealizador Ruy Medeiros, ao longo de 20 anos de vida profissional em execução de obras hidráulicas prediais e comerciais hoteis, observou que os sistemas de aquecimento de passagem convencionais desperdiçavam muita água no período em que o chuveiro ficava aberto em total desuso até que a água quente chegasse com a temperatura ideal. Diante deste impasse, pesquisou e estudou profundamente uma solução que viabilizasse o não desperdício desta água potável e assim chegou a uma conclusão que o fim do problema seria desviar esta água antes que ela chegasse ao chuveiro. Para isso, era necessária a utilização de uma válvula especial que cumprisse esta função, quando teve a inovadora solução de utilizar um dispositivo de monocomando com desviador, comumente conhecida como válvula de 4 vias, a “banchu”, que se tornou o componente estratégico do Sistema Eco Control System. É este dispositivo que nos dá a possibilidade de redirecionar a água limpa e potável de volta para a cisterna.   

  • Existia sistema similar no qual você se baseou ou é uma inovação?

    Não existe nenhum sistema similar, por isso é um conceito inédito e inovador, o que nos motivou a patentear a ideia em 2011.

SUSTENTABILIDADE - CONTATO

CONTATO

FICOU INTERESSADO? FALE COM A GENTE.

EQUIPE TÉCNICA

  • RUY MEDEIROS DIRETOR ADMINISTRATIVO RUY@ECOCONTROLSYSTEM.COM.BR 47 9.9655.2324
  • ENG. FABIO DE CASTRO GERENTE TÉCNICO FABIO@ECOCONTROLSYSTEM.COM.BR 47 9.9973.2503