NOTÍCIAS

VEJA O QUE A IMPRENSA FALA SOBRE NÓS!

Cuidados com a água

A Água é claramente insubstituível para todas os seres vivos na terra e nisso todos concordamos. Nos últimos anos já houve uma significativa melhora no comportamento das pessoas de um modo em geral com relação ao seu uso racional, evitando os pequenos mas importantes desperdícios nos lares, ainda assim, chama muito a atenção a forma como os nossos gestores públicos, governantes municipais, estaduais e no âmbito federal o tratam em nosso pais. Na mesma pegada, é preciso um severo chamamento para a fatia de responsabilidade da classe empresarial, que tem sua significativa contribuição para este triste, atual e conhecido cenário, demonstrando a sua indiferença de poder escolher chegar ou não água e esgoto tratado para todos igualmente, em qualidade, quantidade e fundamentalmente sem faltar nas torneiras dos esquecidos… os mais distantes e pobres com suas famílias. Estes mesmos representantes insistem em não enxergar os vários recados percebidos a todo momento pela mãe natureza nas suas mais diferentes formas, com alertas amarelos de reflexão moderada mas também em vermelho na condição de urgência e perigo, está aí pra todo mundo ver, e acompanhamos diariamente nos diversos meios de comunicação as constantes crises hídricas atingindo os principais rios e mananciais que alimentam as companhias de água e que por sua vez abastecem milhões de pessoas nas grandes metrópoles e cidades.

Por conta das constantes estiagens de chuvas, que se alternam nas cabeceiras dos rios, ora uma região, ora outra e assim vai minando e castigando a todos indiferentemente, inclusive no próprio campo, mas principalmente atingindo as classes mais vulneráveis e pobres, como sempre. Se vivemos, e vivemos coletivamente sim, está mais do que na hora de construirmos soluções concretas para o bem de todos e que não tenhamos dúvidas nenhuma de que um dia todos iremos pagar esta conta se continuar igualmente como estamos assistindo, e ela não será doce como a  água que recebemos em nossos lares. É preciso tirar a venda e destapar os olhos… dispomos na terra pouco mais de 1% de água doce distribuída em lagos, rios, córregos e abaixo da superfície em lenções freáticos, e que portanto é finita sim. Sendo assim é necessário que todos entendamos sem distinção de classe social, politica e econômica, que é preciso arregaçar as mangas com ações urgentes e responder efetivamente na prática, resolver para ontem.

É imperativo e providencial evitar a qualquer custo o desperdício da água, seja ele de onde vier e o tamanho que tiver, em toda a cadeia produtiva existente, sem exceção, parar de jogar fora sem critérios e muitas vezes desnecessariamente, esbanjando. Precisamos preservar e cuidar muito bem deste valioso e riquíssimo componente, insubstituível para sobrevivência da vida humana que é a Água.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUSTENTABILIDADE - CONTATO

CONTATO

FICOU INTERESSADO? FALE COM A GENTE.

  • Rua Rua Mário Lana, 39 Bairro Santa Terezinha CEP. 89114-466 Gaspar - SC Fone: (47) 99655.2324
VOLTAR AO TOPO

SIGA NAS REDES